Sobre os ombros de gigantes
Estudo de Caso jan 30, 2021
No início, o fundador Junior Durski demorou para encontrar o modelo de negócio ideal para a rede de restaurantes Madero. Ele sabia que o sanduíche era bom, mas o restaurante tinha fama de caro, não conseguia atrair os clientes necessários e sempre fechava o mês no vermelho.
Após várias tentativas frustradas de reverter o prejuízo acumulado, Durski decidiu reduzir o preço dos sanduíches em 42% e foi assim que começou a história de sucesso do Madero. As vendas aumentaram em 500% em apenas 60 dias, a rede saiu do vermelho e hoje, conta com mais de 180 restaurantes.
Para você ter uma ideia, entre 2015 e 2019, o Madero apurou um crescimento médio anual de 48%, saindo de um faturamento de R$ 268 milhões para R$ 872 milhões. Os investimentos realizados no novo centro de distribuição, na abertura de novas filiais e na expansão da cozinha central, totalizaram mais de R$ 700 milhões de reais. E talvez você esteja se perguntando, como ele conseguiu crescer tão rápido?
O Madero contratou assessores financeiros para levantar R$ 380 milhões em empréstimos com o fundo HSI. Além disso, o seu crescimento chamou a atenção do apresentador Luciano Huck, que aportou recursos, divulgou a marca e chegou a deter 5% da companhia. E não para por ai, o Carlyle, um dos maiores fundos de investimento do mundo, adquiriu 23,3% do Madero por R$ 700 milhões, quitou todo o empréstimo com o fundo HSI e liberou novos recursos para o seu crescimento.
Ainda não sabemos o destino do Madero, mas uma coisa podemos aprender com ele. Encontrar o parceiro financeiro certo, pode mudar o destino do seu negócio.