O empréstimo cententário da Coca Cola
Estudo de Caso jan 30, 2021
Em julho de 1993 a Coca Cola emitiu uma dívida de US$ 150 milhões com prazo de vencimento em 2093. Sim, é isso mesmo, uma dívida com prazo de vencimento de 100 anos.
Os títulos, conhecidos como Corporate Bonds ou Debêntures, foram adquiridos por investidores institucionais, como fundos de pensão, à procura de investimentos que correspondessem os seus compromissos de longo prazo.
A Coca Cola entendeu que uma dívida com pagamento de juros semestrais de 7,455% a.a. e amortização no final, poderia ser atrativa para esse tipo de investidor, desde que não fosse liquidada antecipadamente.
A dívida representava uma parcela pequena de 10% do endividamento total da companhia, porém demonstrava para o mundo o apetite dos investidores pelo seu risco de crédito e a crença na perpetuidade do negócio de refrigerantes.
Agora que você conheceu essa história, pergunte-se: que tipo de investidor ou banco estaria disposto a conceder um empréstimo de longo prazo para a sua empresa? quais condições (prazo, taxa, garantias e etc) você estaria disposto a aceitar?