Destrave sua imaginação financeira
Estudo de Caso jan 30, 2021
Se você já visitou a Flórida, nos Estados Unidos, certamente você conheceu o lugar “onde os sonhos se realizam”. Formado por um complexo de quatro parques temáticos, hoteis e várias outras atrações, o Walt Disney World recebe diariamente milhares de turistas de todo o mundo.
E sabe o que é mais impressionante? A cada 10 visitantes, 7 visitam o complexo no mínimo pela segunda vez. Isso significa que o nível de satisfação dos clientes é tão alto, que a Disney não precisa se preocupar com a atração de novos clientes, o marketing boca a boca faz todo o trabalho.
Para entregar uma experiência “mágica” aos seus visitantes, nos últimos anos, cerca de 75% de todos os investimentos realizados pela Disney foram direcionados para a manutenção e expansão dos parques temáticos. Entre 2017 e 2019, a Disney investiu mais de USD 12 bilhões em todas as suas linhas de negócio e mais US$ 71 bilhões para adquirir a 21st Century Fox.
Esse crescimento não seria possível, sem o suporte de investidores que emprestaram mais de U$$ 45 bilhões para a Disney a um custo médio de 3,23% ao ano, bem inferior ao retorno médio (ROAIC) de 15% ao ano da companhia. Isso significa, que mesmo com o pagamento dos juros, ainda sobra muito dinheiro para a companhia e seus acionistas.
Se até a Disney pega dinheiro emprestado, é irracional pensar que toda dívida é nociva para uma empresa. Afinal, se a sua empresa gera um retorno maior do que o custo do capital, todo crescimento financiado aumentará o valor do seu negócio.