Destravando o potencial da Easy Taxi
Estudo de Caso jan 30, 2021
Tudo começou com uma ideia, mas foi com recursos próprios, muito trabalho e suor que o empreendedor Tallis Gomes começou a história da Easy Taxi, uma das start-ups brasileiras mais notáveis dos últimos tempos.
Fundada em 2011, a Easy validou o seu modelo de negócio rapidamente, conquistando mais de 5 mil motoristas e 200 mil usuários no primeiro ano de operação. Só tinha um problema, para conseguir vencer nesse mercado, ela precisava de recursos financeiros para acelerar o seu crescimento e conquistar os clientes antes da concorrência. E foi em outubro de 2012, que os fundadores conseguiram destravar todo o potencial da companhia.
Após muita preparação e conversas com vários investidores, a Easy taxi recebeu o seu primeiro grande aporte de capital, um cheque de US$ 5 milhões do fundo europeu Rocket Internet. A partir desse momento, a companhia inaugurou no México a sua primeira operação internacional e em pouco tempo, já contava com mais de 30 mil motoritas na rede. A história não para por ai, após novos aportes que totalizaram mais de R$ 250 milhões, a Easy Taxi conquistou o mundo, estabelecendo operações na Ásia e por toda a América Latina.
Na época, o sucesso da Easy somente foi possível pelo suporte de investidores internacionais, uma vez que a taxa básica de juros brasileira de dois dígitos (Selic), desincentivava qualquer investidor brasileiro a investir na companhia. Hoje, o cenário mudou, a Selic está num dos menores patamares históricos e você não precisa ser um empreendedor brilhante para conseguir levantar recursos com investidores.
E agora? Você vai continuar culpando a economia e a concentração bancária pelo insucesso do seu negócio? Ou vai aprender a levantar recursos com investidores? 😉